EXECUÇÃO DO EDIFÍCIO PROTÓTIPO NO PÓLO TECNOLÓGICO DE LISBOA

CONCEITO

VANTAGENS

CARACTERÍSTICAS

Controlo de Qualidade

Através da nossa experiência adquirida ao longo dos anos na construção tradicional, e considerando as características dos materiais conjugados neste novo sistema e o trabalho desenvolvido com os nossos parceiros, normalizámos internamente os procedimentos necessários a um rigoroso controlo nas várias fases do processo construtivo de modo a garantir a melhor qualidade do produto final.

 

Isolamento térmico e acústico

Uma das vantagens principais do sistema PRIMEBUILD é a eficiência térmica resultante da distribuição do isolamento térmico em poliestireno expandido extrudido (XPS) ou aglomerado de cortiça expandida (ICB) localizados na face exterior do sistema, minimizando dessa forma qualquer ponte térmica significativa e garantindo um coeficiente médio de transmissão térmica (U) inferior a 0,40 W/m².°C. Este é um valor significativamente abaixo dos mínimos legais admissíveis no âmbito do RCCTE, permitindo o sistema reduzir igualmente as perdas comuns inerentes à construção tradicional de estruturas em betão e paredes duplas em alvenaria. O sistema pode atingir os 0,20W/m².°C na solução construtiva com placas de XPS pelo interior atingindo dessa forma valores adequados para construções com comportamentos de excelência a nível térmico, nomeadamente imóveis de energia zero com uma balança energética nula. Em relação ao isolamento acústico, pelas características dos materiais usados no isolamento pelo exterior, o sistema cumpre também a regulamentação em vigor respeitante à lei do ruído, podendo no entanto ainda ser reforçado por materiais específicos conjugados com os acabamentos interiores, lá mineral, feltros de base têxtil, espumas, e inclusive aglomerados de cortiça.

 

Racionalização de meios humanos e controlo de custos

Na construção civil a carga humana tem um peso significativo no custo global, atingindo um valor médio na construção nova habitacional cerca de 15%, podendo atingira na reabilitação os 25%. O sistema PRIMEBUILD é executado parcialmente em estaleiro e montado em obra por técnicos especializados em equipas dimensionadas para o efeito, que pelo processo de planeamento e execução consegue-se eliminar parte da carga humana existente na construção convencional, otimizando o custo global, e também minimizando os erros que implicam custos adicionais.

 

Poupança de energia e sustentabilidade

O sistema PRIMEBUILD permite uma poupança de recursos normalmente usados em obras convencionais. Sendo um sistema preparado em fase de projecto, e parcialmente executado em estaleiro, montado em obra e betonado mecanicamente, consegue-se minimizar recursos como água e electricidade, e grande parte de desperdícios de materiais.

 

Manutenção futura

PRIMEBUILD não requer manutenção, sendo um sistema estruturalmente rígido todos os cuidados dependerão apenas dos materiais adoptados nos revestimentos de superfície. Este sistema permite também futuras adaptações e ampliações conforme as necessidades do cliente.

 

CL2F - SA